domingo, 29 de agosto de 2010

Não Beba. Deguste !

O Prazer que um bom vinho pode proporcionar é algo extraordinário, é uma pena que nos dias de hoje são poucos que praticam essa arte, infelizmente as pessoas bebem cada vez mais, e saboreiam cada vez menos. Nossos jovens priorizam a bebida da moda, o que importa é beber, se soltar e cair na farra, o interessante é que quando indagados com a pergunta "você bebe?" a maioria responde "apenas socialmente", claro, a vanusa e o jeremias também!
O melhor da bebida é a sensação, as memórias, a discussão, o prazer gustativo que lhe é oferecido.
Existem bebidas perfeitas para isso, seja um espumante um whisky ou um bom vinho, beber tem que ser algo motivado pelo prazer, pelo fascínio, muitos momentos importantes de nossas vidas são eternizados na companhia de uma boa bebida.
Para tal, é importante ficar atento a todos os aspectos da bebida ao prová-la. Para degustar, três são os sentidos importantes: visão, olfato e paladar. São eles que proporcionam todo o prazer que a bebida pode oferecer, principalmente ser for o vinho o escolhido.
Coisas que aprendi no meu breve caminhar ... 
Ao abrir a garrafa, coloque um pouco de vinho na taça, perceba se o líquido está límpido e observe a intensidade da cor, se estiver muito escuro (tinto), isso pode significar um vinho mais jovem, incline a taça e perceba a cor das bordas e do centro, quanto mais brilhante a cor, melhor o vinho. Vinhos tintos ficam mais pálidos (marrons) ao envelhecerem e vinhos brancos costumam apresentar cores mais profundas quando mais velhos.
Cheire o vinho, depois gire a taça para melhor sentir os aromas, vinhos intensos logo serão percebidos, outros precisem de mais giros para serem sentidos, repita isso depois de algum tempo, bons vinhos tendem a aprensentar aromas diferentes com o passar do tempo na taça, aproveite ao máximo o seu olfato, nele esta o segredo.
Agora de um bom gole no vinho, para que ele alcance todos os cantos da boca, quanto mais persistente for os sabores que ficarem na sua boca após engolir, melhor será o vinho.
Sozinho, com os amigos, ou com a sua amada, nunca se esqueça da arte de apreciar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não sou muito fã de vinho, mas quando vi essa matéria, me interesei mais por esse tipo de bebida.

Unknown disse...

Eu não sou de beber, mas o que geralmente me leva a fazer isso é o gosto ser agradável. Por isso geralmente opto por vinhos e licores, e a partir de agora concerteza prestarei atenção nos detahes e levarei em consideração essas dicas